top of page

Você samba ou insiste na sofrência de uma locação frustrada?

O mercado de locação de imóveis costuma ser terreno fértil para LOCA – DOR desonesto que se aproveita do LOCA - OTÁRIO desinformado, fuja de uma locação frustrada.


Quando comecei neste mercado fiquei assustada com tanta coisa que ia de encontro com a Lei do Inquilinato (8245/91) e perguntava aos veteranos o porquê e me diziam, “você precisa se acostumar, ou o mercado não existirá para você. É praxe!”


ligando pra imobiliária


_______________________________


Decidi não me submeter aos antiquados usos e costumes, mesmo que isso tenha resultado em perdas significativas nos negócios, pois recusava-me a ser moldado por um padrão que determinaria minha maneira de agir.

________________________________


Quem foi que te contou que o contrato de locação precisa ser engessado? É um formato padrão e pronto!?




Te apresento novas possibilidades.  Ao firmar um contrato de locação onde as cláusulas beneficiam apenas uma das partes (geralmente o locador)  não lhe garante que a relação entre locador e locatário será de paz, sombra e água fresca.


"A locação é como um casamento, precisa atender a interesses de ambos os lados, ou então, o divórcio litigioso, cheio de remorso será apenas uma questão de tempo."


Em tempos de locação imediatista e à distância, fotos lindas e vídeos com alta resolução, editados com tantos filtros, riqueza de detalhes, fica até muito sugestivo e facilita-dor para uma locação em um clique!


Quem não gosta de conforto e um cantinho pra chamar de seu?


Dá uma vontade de estar deitada na rede, ouvindo aquela brisa, tomando aquele suco gelado, cultuando um lugar de paz. Você se vê ali?


Pronto! Nessa, o contrato já foi para assinatura digital e voltou assinado pelas partes, na mesma velocidade que vemos o feed no Instagram.


Acontece que, a realidade do imóvel objeto do contrato é bem diferente daquela que foi divulgada. Loca-DOR, facilita-DOR.


A casa era lindíssima. Toda em madeira, cheia de ricos detalhes, mobiliada. A locatária uma simpatia. Fechamos negócio! E um rápido negócio.


Dessa relação, só se conhece o imóvel por foto e vídeo! E nessa locatário, você vê apenas aquilo que querem que seja visto.


Vamos aos detalhes que ninguém te conta,

mas eu conto!


Seja bem vindo(a)! A porta da entrada, na primeira virada de chave, a maçaneta saiu na mão.


A primeira porta do armário da cozinha, quando abri era cheio de pratos, copos de uso diário, mas era morada de baratas que mais pareciam insetos pré-históricos (quase dinossauros).


A pia da cozinha... essa era piada. A água não tinha vazão. As gavetas do gabinete estavam todas emperradas, portanto inutilizáveis.


O banheiro. Esse era sinistro. O chuveiro era péssimo e até que a gota chegasse ao final das costas, a água já tinha secado. Era tipo um banho econômico, muito, mas muito reconfortante para um momento de relaxamento, SQN!


O encanamento da lavanderia não existia. Era lavar roupa e já tomar um banho junto para secar a “área molhada”.


A locatária era bem tiazona e gostava de uns negócios mais atuais se é que me entende. Ela tinha uns gostos meio fora da curva e os meninos que frequentavam a casa “parede com parede” iam na mesma onda.


Para ficar ainda mais bacana, uma família de cachorros imensos que mais parecia uma família de urso polar, vieram morar no quintal. O cheiro era insuportável. Os cachorrinhos latiam dia e noite sem parar. Sol e chuva, montes e montes, sujeira, proliferação de insetos e roedores.


Os roedores! Começaram a fazer morada no motor do carro. Roer as mangueiras e fiação de um carro que antes era só o pretinho do pneu que o visitava.


Está comigo? Não desiste de ler até o final!


Para finalizar, então sente isso! A fossa no primeiro mês chegou ao nível máximo e começou a transbordar pelos ralos do banheiro (banho e descarga estavam comprometidos), o quintal era só esgoto, fora o dos cachorros!


problemas na locação

E o churrasco de apresentação do novo imóvel estava confirmado com a família.

Vai dar samba ou toca sofrência?


Moral da história:


O contrato de locação não prevê situações inusitadas, possíveis e vivenciadas entre as partes.


Em casos extremos, ao locatário que se sente prejudicado, digo que é possível rescindir o contrato e ainda ficar isento da multa. Relacionamento abusivo a esta altura do campeonato não dá!


Mais uma dica!


Locador: Para que o imóvel seja no mínimo habitável, é preciso que esteja com as manutenções básicas em dia. Não conte com a possibilidade de que o locatário “nem vai perceber” ou ele provavelmente vai arrumar alguns detalhes e será descontado no aluguel.


A Ideia é ultrapassada!


O imóvel, assim como o ambiente por completo que é divulgado através de imagens deve ser o mesmo que será apresentado ao locatário, premissa da relação locatícia. Um contrato de locação completo, bem elaborado que traga segurança às partes, composto por um laudo de vistoria bem elaborado garantem o sucesso do negócio.


O cliente satisfeito é sempre aquele que volta e ainda lhe indica para os amigos.


Assim como o médico orienta o melhor tratamento, o advogado indica a melhor tese, faz parte da inteligência imobiliária incentivar as melhores práticas locatícias e assim atingir a melhor locação, com resultados rentáveis e sem stress.


Não corra o risco a toa! Conte conosco!


@andressamaria.advogada

Dra. Andressa Maria

Advogada, especialista em Direito Imobiliário e Condominial


@rafabquintana

Eng. Rafael Eduardo B. Quintana

Corretor de Imóveis e Perito Avaliador


Comprar, Vender ou Alugar


 


Aproveite as condições especiais

dos Lançamentos Recentes

por tempo limitado:


 

Fique por dentro de todas oportunidades

fazendo parte da nossa lista VIP,

cadastre-se através do link abaixo:



 


8 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page