top of page
Foto do escritorRafael Eduardo Butzke Quintana

Não tenho mais como pagar meu financiamento, e agora?

Atualizado: 14 de ago. de 2023

Seguem algumas opções para quem não está conseguindo pagar o financiamento imobiliário:


- Procure o gerente do seu banco antes do vencimento da prestação e explique a situação para reorganizar a dívida e facilitar o pagamento; todos estão dispostos a negociar. O prazo do financiamento pode aumentar, a taxa de juros pode ser reduzida e ele pode oferecer prazo de carência por algum tempo, desde que você esteja em dia com suas obrigações.



- Verifique as soluções que seu banco oferece por conta da pandemia. Alguns permitiram congelar parcelas de financiamento por pelo menos 60 dias devido à crise financeira decorrente da covid-19 e muitas instituições prolongaram esse período, entretanto, as parcelas devem estar em dia, sem atrasos.


- Considere a opção de conversar com alguém de sua família que poderia emprestar um valor com taxa e prazo mais amigáveis do que os do seu banco.

- Pesquise a opção de fazer uma portabilidade, que é a migração da operação de crédito de um banco para outro, visando uma instituição na qual a contratação é digital, o custo é menor e a operação é mais ágil.


- É possível usar o FGTS para compor as parcelas ou amortizar seu financiamento caso você possua saldo nas respectivas contas e o direito de movimentar o fundo. O dinheiro pode ser utilizado para diminuir em até 80% o valor das prestações por 12 meses consecutivos se o financiamento tiver sido feito dentro do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Ou, ainda, para quitar parte do valor em aberto.


- Se nem a renegociação nem outros recursos ajudarem, a solução pode ser vender o imóvel, quitando a dívida com o banco e livrando-se de vez do financiamento.


- A garantia dos financiamentos imobiliários é a Alienação Fiduciária. Durante o prazo de pagamento, o bem pertence juridicamente ao banco. Se houver atraso de três prestações ou mais, o banco pode iniciar o procedimento de execução extrajudicial da dívida e retomar o imóvel. Além de perder o bem, seu nome poderá ser negativado.


Boa sorte e, quando tudo melhorar, você pode se planejar novamente para realizar o sonho da casa própria.


Fonte: 👉 @investindo_em_imoveis


Aproveite as condições especiais

dos Lançamentos Recentes

por tempo limitado:


Fique por dentro de todas oportunidades

fazendo parte da nossa lista VIP,

cadastre-se através do link abaixo:


14 visualizações0 comentário

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page